REFLEXÕES COM DEUS...

--- * Numa aldeia, bastante isolada, dos Estados Unidos, junto à floresta, há uma lenda que se conta entre os índios Cheyenne. Durante incontáveis anos, os adultos dessa aldeia cumpriram um determinado ritual: Um por um, sorrateiramente, iam saíndo da aldeia e seguiam por um trilho que penetrava pela floresta dentro, até chegarem a um regato de águas prateadas. Sobre esse riacho havia um tronco caído, já bastante gasto pelo muitos pés que o haviam pisado.

---* Olhando em volta, para ter a certeza de que não estaria a ser observado, o índio caminhava sobre esse tronco. Agachando-se, olhava para o riacho e via a sua imagem reflectida na água. Depois, falando em voz baixa, conversava com o riacho, revelando-lhe os segredos mais profundos do seu coração. Isto dava-lhe uma sensação de alívio e de bem estar. Assim que terminava, voltava à aldeia.

---* Apesar de todos os adultos da aldeia praticarem, regularmente, este ritual, ninguém falava sobre o assunto. E, no entanto, toda a gente parecia saber que todos os outros adultos faziam a mesma coisa.

---*Um dia, duas crianças índias encontraram o trilho na floresta. Curiosas, seguiram esse trilho e encontraram o riacho de águas prateadas. Viram o tronco caído sobre o riacho e caminharam sobre ele. E olharam para baixo. Na água viram reflectidos os seus rostos. Passado pouco tempo, estavam ambas a conversar com o riacho, a contar-lhe os segredos dos seus corações. E com isso sentiram-se bastante bem.

---* Voltaram, a correr, pelo trilho, em direcção à aldeia, onde chamaram os adultos. Contaram-lhes então o que tinham descoberto e feito, fazendo com que os adultos se sentissem ofendidos e ameaçados. Os adultos agarraram então em pedras e expulsaram as crianças da aldeia à pedrada.

---* O significado da lenda, segundo os índios, é que toda a gente precisa de alguém a quem possa contar os seus segredos do coração. Mas, sendo isso uma prova de fraqueza, ninguém pretende que os outros saibam dessa necessidade. E, em parte, os índios têm razão! Nós somos seres que necessitam de relacionamento. Dentro de cada homem ou mulher existe sempre um menino ou menina que deseja agradar aos pais. É a tal criança que temos dentro de nós.... e que precisa, desesperadamente, de depender de Deus. Mesmo que a sociedade faça algo tão estranho como pretender mentalizar-nos que depender de Deus é um sinal de fraqueza.

---* Demoramos muito a entender que somos fruto do amor de Deus, que nos ama e para quem somos seres especiais. Mas o nosso grande problema chama-se ORGULHO... e esse orgulho não nos deixa admitir que somos incapazes de resolver, sózinhos, os nossos problemas do dia-a-dia.

---* Segundo a psicologia, existem, no íntimo de cada um de nós, cinco necessidades básicas, a saber: 1 - SEGURANÇA; 2 - ACEITAÇÃO; 3 - AMOR; 4 - AVENTURA; 5 - CRIATIVIDADE. Estas necessidades são, por vezes, designadas por apetites. Estes apetites, isoladamente ou em combinação uns com os outros, controlam a nossa vida. Eles não são, por si só, bons ou maus. Fazem simplesmente parte da natureza humana. Mas são esses apetites que nos fazem caminhar sobre um tronco e falar com o riacho, contando-lhes os segredos mais íntimos do nosso coração!

---* São estes apetites que, afinal, nos vão empurrar na direcção dos braços de um amoroso Pai Celestial ou que, quando procuramos satisfazê-los de forma egoísta e pervertida, nos lançarão no caminho das trevas.

Comentários

Mensagens populares