FRASES E PENSAMENTOS...filosóficos


  • “Deus não joga dados com o mundo; ele é sutil, mas não é maldoso”
  • “A humanidade se apaixona por finalidades irrisórias que tem por nome a riqueza, a glória, o luxo. Desde moço já as desprezava”
  • “Se eu, em algum livro, disse o que não é verdade, não estou disposto a brigar com Deus porque ele não fez o mundo assim como eu disse”
  • “A pior das instituições gregárias se intitula exército. Eu o odeio. Se um homem puder sentir qualquer prazer em desfilar ao som de uma banda militar, basta para merecer o meu desprezo. Esse homem recebeu um cérebro volumoso por mero engano, a espinha dorsal seria perfeitamente suficiente para ele. Deveríamos fazer desaparecer o mais depressa possível este câncer da civilização. Detesto com todas as forças o heroísmo obrigatório, a violência gratuita e o nacionalismo débil. A guerra é a coisa mais desprezível que existe. Preferia deixar-me despedaçar a participar de coisa tão abominável”
  • “Quanto mais aprendo, mais me dou conta da minha ignorância”
  • “É estranho que eu, que escrevi apenas livros impopulares, tenha me transformado num personagem tão popular”
  • “A única coisa que interfere com meu aprendizado é a minha educação. Educação é o que resta depois de ter esquecido tudo que se aprendeu na escola”
  • “Quando eu era jovem razoavelmente precoce, fiquei impressionado com a futilidade das esperanças e da ambição que acossam, incansavelmente, a maioria dos homens durante toda a sua vida. Além disso, muito cedo percebi a crueldade dessa busca, que naquele tempo era muito mais cuidadosamente disfarçada pela hipocrisia e por palavras brilhantes. Todos estavam condenados a participar dela pela mera existência de seus estômagos”
  • “Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio: eis que a verdade se me revela”
  • “O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar.”
  • “Estou absolutamente convencido de que nenhum dinheiro pode ajudar a humanidade a progredir, mesmo que ele esteja nas mãos de homens que demandem uma meta superior. O que pode conduzir o homem a nobres ideais e realizações é tão somente o exemplo de grandes e puras personalidades. O dinheiro nunca deixa de favorecer o egoísmo e sempre nos leva a abusos. Pode alguém imaginar Moisés, Jesus ou Gandhi, armados de um saco de dinheiro nas mãos?”
  • “Existem duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens”
  • “Grandes almas sempre encontraram forte oposição de mentes medíocres”
  • “A política é apenas por um momento, enquanto uma equação é para a eternidade”
  • “O mais incompreensível do mundo é que ele seja compreensível”
  • “Não procure ser um homem de sucesso; busque apenas ser um homem de valor”
  • “O problema de morar sozinho é que sempre é a nossa vez de lavar a louça”
  • “A realidade é uma ilusão, embora bastante persistente”
  • “A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos”
  • “O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos, como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é um tipo de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto apenas pelas pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá atingir completamente este objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.”
  • “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”
  • “A imaginação é mais importante do que o conhecimento. O conhecimento é limitado, a imaginação rompe barreiras”
  • “Se minha teoria da relatividade revelar-se correta, a Alemanha afirmará que sou alemão, os suíços dirão que sou cidadão suíço e os franceses me chamarão de cidadão do mundo. Mas se minha teoria fracassar, os franceses me chamarão de suíço, os suíços de alemão e os alemães me chamarão de judeu."
  • “A palavra progresso não terá qualquer sentido quando houver crianças infelizes”
  • “A maioria de nós prefere olhar para fora e não para dentro de si próprio”
  • “Eu aceito o mesmo Deus que o nosso grande Spinoza chama a alma do Universo, não creio num Deus que se preocupe com as nossas necessidades pessoais”
  • “Nunca penso no futuro, ele chega rápido demais.”
  • “Não tenho o direito de relaxar os esforços que tenho feito para conscientizar os povos do mundo inteiro, e mais ainda seus governantes do desastre inigualável que provocarão com certeza, se não se decidirem a mudar de atitude… Essa arma, quisemos que fosse entregue nas mãos das nações americanas e britânica, que souberam lutar pela paz e pela liberdade. Mas a constituição das Nações Unidas até agora não trouxe garantia de paz e liberdade que parecia, no entanto, prometer. Nós ganhamos a guerra, mas ainda não ganhamos a paz”
  • “Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é acreditar que tudo é um milagre”
  • “A ciência sem a religião é paralítica e a religião sem a ciência é cega”
  • “Deus é a Lei e o Legislador do Universo”
  • “No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade.”
  • “A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É essa emoção fundamental que está na raiz de toda ciência e toda arte.”
  • “Talvez algum dia a solidão venha a ser adequadamente reconhecida e apreciada como mestra da personalidade. Há muito que os orientais o sabem”
  • “Futuras gerações dificilmente acreditarão que tenha passado pela face da Terra, em carne e osso, um homem como Mahatma Gandhi”
  • “A paz não pode ser mantida à força. Somente pode ser atingida pelo entendimento.”
  • “Se eu não fosse judeu, seria um quaker”
  • “Aquele que considera sua vida e a dos outros sem qualquer sentido é fundamentalmente infeliz, pois não tem motivo algum para viver”.
  • “Em oposição aos meus apaixonados sentimentos de justiça e deveres sociais, sempre experimentei a total ausência de me aproximar dos homens e das sociedades humanas. Apraz-me sentir-me só. Nunca me entreguei de corpo e alma a um círculo de amigos, ao Estado, nem à minha própria família. Pelo contrário, sempre senti nesses laços o indefinível sentimento de ser um estranho em seu desejo de solidão”
  • ***
  • Compilados por Roberto Pinheiro

Comentários

Em todos os pensamentos, está faltando os créditos. Uma pena.

Mensagens populares